Filosofia | MAKOTO

sword_of_the_samurai_desktop_screen_savers-312

MAKOTO

Vocábulo japonês que engloba acepções de sinceridade, fidelidade, honestidade, constância, devoção, franqueza, pureza e autenticidade.

Quem possui MAKOTO respeita e cumpre, acima de tudo os seus compromissos. O desempenho correto da obrigações assumidas, embora não seja considerada como uma atitude relevante para a maioria das pessoas, é de suma importância. O não cumprimento de um dever acaba sendo uma espécie de delito porque é uma maneira de enganar os outros.

Geralmente, o que mais costuma ser menosprezado num compromisso é o horário. Quando alguém deixa de ser pontual, está, de fato, causando aborrecimento e irritação àqueles que ficam esperando.

Há um provérbio antigo que chama a atenção para esse sentimentos: “É bom ser esperado; desagradável é esperar “. Daí a importância de estar atento a expectativa do próximo. Quem não se preocupa com esses pequenos detalhes, não tem MAKOTO. Ainda que possua muitas outras qualidades pouco valor terá, senão tiver sensibilidade e respeito em relação aos horários assumidos.

Fonte: http://www.meishusama.org/Ensinamentos/ems-fasc-tlo/ems-fasciculos-TLO/makoto.htm
%d bloggers like this: