Idéias | Como viabilizar o home-office?

2583927058_bf380292ee

Sempre fui fascinado pela idéia de trabalhar em casa utilizando internet e telefone (as principais e atuais ferramentas de comunicação interpessoal). Imagino não desperdiçar tempo no trânsito para chegar e voltar do trabalho. Imagino utilizar esse tempo para estar com minha família, cuidar melhor da minha saúde e estudar mais. Imagino ter flexibilidade para melhorar minha alimentação diária. Imagino poder trabalhar nas horas que sou mais produtivo, ou nas horas que eu estiver mais inspirado como num final de tarde do domingo, ou no meio da madrugada de quarta-feira ou folgar em momentos como uma segunda-feira ensolarada de verão. Imagino economizar reduzindo combustível e depreciação de automóvel. São vários benefícios que fascinam as pessoas, mas será que isso pode virar realidade?

Com o avanço da tecnologia da informação, houve uma redução substancial no custo da troca de informações, este fato aliado as inovações em autenticação, segurança, trafego de som e imagem, comunidades virtuais, blogs, custo baixo de ligações de longa distância (skype), possibilita um cenário nunca antes disponível no mundo dos negócios. Hoje é possível trabalhar de qualquer lugar com um notebook e uma conexão banda-larga wireless.

Imagine um cenário onde as pessoas pudessem trabalhar em casa, com todo recurso necessário para desempenhar suas funções. Com segurança para informações sigilosas e estratégicas das corporações. Num ambiente organizado e especialmente desenhado para trabalhar, sem confundir com a rotina diária da casa. Partindo dessa idéia listarei alguns benefícios que este modelo pode trazer para os envolvidos:

  • Mais produtividade devido ao ambiente que proporciona concentração
  • Mais tempo para dedicar a família e a saúde (principalmente eliminando o deslocamento)
  • Redução de custo com transporte (transporte público, combustível, depreciação de automóvel, etc)
  • Hábitos alimentares mais saudáveis.
  • Redução de custo nas empresas em locação, manutenção, energia, café, etc.
  • Redução na emissão de poluentes dos automóveis com deslocamento.
  • Etc.

Gostaria de trocar idéias sobre esse assunto, se faz sentido do ponto de vista dos envolvidos e se existem tecnologia e metodologia para viabilizar o modelo home-office, porque é tão raro no Brasil encontrar iniciativas mais concretas e sérias neste sentido? Participe escrevendo suas idéias no comentário!

2 Responses

  1. Acredito que, para algumas atividades, o HO é o futuro – em alguns lugares do mundo já é o presente – entretanto gostaria de ressaltar as armadilhas desta atividade:
    – trabalhar um número muito maior de horas/dia, por não conseguir-se desligar das atividades;
    – chefes insanos podem achar que você está disponível 24h por dia 7 dias por semana (imagine receber uma ligação no meio do almoço em família);
    – problemas domésticos podem tomar mais horas do seu dia;
    – para algumas pessoas, a concentração em casa é mais difícil.
    Contudo, ainda acho que o HO é uma excelente alternativa, desde que se tenha disciplina para isso.

  2. Acredito também que o Home Office seja uma boa alternativa. Pode ser pelo menos para alguns dias da semana. Teríamos ganhos em termos ambientais (menos poluição e consumo de combustível) e também possíveis ganhos de produtividade (não necessariamente produzimos mais das 9 às 18). Eu gostaria de tentar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: