Filosofia | Data de Expiração

madvalley

Photo: Caleb Kenna for The New York Times

Como seria sua vida se você soubesse sua data de expiração? Você já parou para pensar nesta questão? Muitas pessoas vivem num ritmo tão acelerada que não percebem o que acontece a sua volta, simplesmente vivem no “automático”, até chegar um belo dia em que o médico acorda a pessoa dessa ciranda com a frase “se você continuar nesse ritmo o infarto é inevitável…”

Quem vive com a síndrome “Vida de Gado” (https://espacoa.wordpress.com/2009/06/23/filosofia-vida-de-gado/) com o atenuante “vida pelo consumo” com certeza não parou até agora para pensar na questão central deste post. Nas conversas com amigos e colegas escuto muito a frase “quando eu aposentar vou finalmente fazer o que eu gosto” ou “estou poupando agora para ter uma vida mais tranquila na aposentadoria..” mas a questão é “até quando vamos viver para usufruir dessa poupança?”

No livro “O Valor do Amanhã” Eduardo Giannetti escreveu sobre a idéia “viver mais vida nos anos ou mais anos na vida?”. O tempo é muito valioso para ser disperdiçado vivendo como gado, ou apenas para consumir produtos cada vez mais efêmeros. Por outro lado o dilema da “data de expiração” nos faz pensar em como alcançar o equilíbrio entre obter recompensas sustentáveis agora sem comprometer uma vida mais tranquila no futuro.

Não sei se alguém tem o “pulo do gato” ou a “receita de bolo” para que todos possam usar, mesmo porque as “datas de expiração” são diferentes e em fases distintas da vida, o que demanda atitudes diferentes em relação a utilização do tempo e o consumo de recursos. Mas se alguém tiver a fórmula mágica, por favor nos ilumine.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: