Idéias | Como conquistar a independência financeira?

Esta questão deve estar presente na cabeça de muita gente, como conquistar a independência financeira? Existe muito material ensinando técnicas de controle por planilhas, listas, anotações, como conseguir financiamento, quais as melhores opções de empréstimo, como economizar em diferentes áreas do consumo. Mas acredito que antes de entrar na técnica é necessário seguir os seguintes passos:

1 – O que é independência financeira?

É necessario definir um plano detalhado principalmente com datas e valores para conseguir determinar o que é independência financeira para cada um, sem um plano objetivo e claro, determinando quanto e quando você pretende ter, será difícil manter a disciplina necessária para alcançar os objetivos.

2 – Compartilhar o plano

Para ganhar força e unidade, esse plano de independência financeira precisa ser compartilhado com a família ou as pessoas que farão parte dele. Na verdade o ideal é construir o plano em conjunto, mas será mais eficiente se um dos membros, que tenha facilidade em organizar pensamentos tome a iniciativa e apresente depois para ajustar rotas e inserir novas idéias no plano.

3 – Disciplina, disciplina e disciplina

Manter a disciplina do plano é fundamental para alcançar os objetivos. Para isso é necessário fortalecer as barreiras que mantêm o “desejo do consumo” do lado de fora do dia-a-dia. A principal arma para obter resultado frente a um planejamento financeiro é “domar o desejo”, para testar essa arma é fácil, pense numa coisa que você gosta muito e que tenha um valor relevante, tenha certeza que vc possui o dinheiro para comprá-la agora e que no curto prazo esse dinheiro não vai te complicar, a única coisa que vc tem a fazer é “não comprar a coisa”. Quero, tenho dinheiro e não compro porque tenho um plano de longo prazo para minha independência financeira.

Os 3 passos acima, representam um resumo sobre a arte de planejar a independência financeira. Abaixo seguem algumas perguntas e frases sobre o assunto, abordarei mais sobre esse assunto nos próximos posts. Se vc tem algo a acrescentar ou discorda das idéias deste post, por favor comente.

Como evitar um consumo supérfulo? Como evitar comprar algo que não está nos planos apenas para satisfazer o desejo momentâneo.

Gastar menos do que ganha. Rico é aquele que tem o domínio da própria agenda, ou tempo para fazer o que gosta.

O dinheiro que trabalha pelo independente financeiro e não o contário, o escravo do dinheiro precisa tomar cuidado e sair dessa espécie de “círculo vicioso”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: