Qual é o seu papel neste mundo?

Hoje assisti uma apresentação que despertou uma forte inquietação, o que não é muito raro, no entanto essa em particular revelou-se surpreendentemente inspiradora para mim. O palestrante foi o simpático e energético André Torretta que comanda “A Ponte” é uma empresa de pesquisa, consultoria de negócios e comunicação com foco na Classe C.

No começo eu imaginei que seria “mais uma” apresentação sobre “Base da Pirâmide”, mas a medida que André metralhava informações e conceitos sobre a audiência, ficou claro que aquilo seria diferente. A sacada que mais chamou a minha atenção foi a dos “Antenas”, pessoas / clientes armados com uma camêra filmadora (gadget cada vez mais acessível), captura hábitos e comportamentos em relação a produtos e a comunidade onde vivem.

Fora esse conceito e outras informações interessantes que ele apresentou, o efeito “despertar” que algumas apresentações causam em executivos que geralmente estão confinados em escritórios me pegou em cheio. Tem muita coisa acontecendo “fora do escritório” e a sensação de estar fora destes movimentos causa uma frustração forte nas pessoas com espírito empreendedor. André apresentou uma idéia que o MIT desenvolveu na Africa chamado Q Drum que chamou muito minha atenção (escreverei um post só sobre o Q Drum), é uma solução para substituir a lata que os africanos usavam para carregar água na cabeça. Parece muito simples, mas se o indivíduo não está com o mind-set voltado para criar soluções para problemas e para atender necessidades, não vai ser nada simples.

Imagine a quantidade de opotunidades e necessidades que precisam ser atendidas que estão na nossa frente e que não conseguimos transformar em “modelos de negócio sustentáveis”. Esse ponto mexeu muito com minha cabeça. Entrei na internet agora pouco e procurei informações sobre o Q Drum e achei outros sites interessantes sobre pessoas que estão conectadas e engajadas na criação de soluções para um mundo melhor.

A pergunta título deste post surgiu automaticamente refletindo sobre os pontos acima, qual é o meu papel neste mundo? O que posso fazer para melhorar o mundo em que vivo? Como posso utilizar minhas habilidades, conhecimento e experiências para colaborar na solução de problemas atuais? Quanto mais pessoas refletirem sobre estas questões e participarem com suas habilidades para melhorar o mundo, melhor!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: