Você tem um plano de vida?

Esta é possívelmente uma das perguntas mais “desafiadoras” na atualidade. Com a vida repleta de compromissos que profissionais de todas as áreas vivem atualmente, questões mais amplas de longo prazo como está ficam de lado e são negligênciadas.

Tão importante como viver o presente é traçar o caminho para o futuro, identificar o que realmente faz sentido para vida, formalizar os valores que balizam as atitudes, colocar objetivos claros são pontos importantes para o “plano de vida”.

Você já se perguntou onde quer estar nos próximos 5 anos? 10 anos? 20 anos? Com alguns detalhes como saúde, filhos, relacionamento, atividade profissional, situação financeira, com este nível de detalhes? Qual a importância que você dá para o planejamento da sua vida?

Existe muito material sobre este assunto disponível em livros, cursos e na internet. Abaixo seguem alguns links para consulta que podem ajudar. Um dos gurus do assunto é o americano Stephen Covey, famoso escritor que concebeu a obra “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Bestseller de extremo sucesso que atravessa gerações que coloca seus métodos práticos até hoje na vida profissional e pessoal das pessoas.

Resumo da matéria da Você S/A | MONTE UM PLANO DE VIDA 

É muito simples: basta colocar no papel quais são seus objetivos para este ano, para daqui a cinco anos e assim por diante (veja reportagem completa na página 37). Não valorize tanto a parte profissional. Você já pensa nela 12, 14 horas por dia e, provavelmente, está no planejamento estratégico da companhia. As metas podem ser, uma vez por semana, botar a família toda para jantar na sua casa, como fez Marília. Ou passar mais tempo com os filhos – no plano de Rugenia. Ou fazer aulas de canto, no caso de Monforte. E, no longo prazo, o que você quer? Que estratégia usará para chegar lá? “Primeiro você precisa admitir que seus objetivos são possíveis”, diz Vicky. “Feito isso, tudo será possível.”

http://vocesa.abril.com.br/edi44/500_1.shl

Links:

http://www.efetividade.net/2007/07/03/planejamento-estrategico-como-aplicar-a-sua-vida-parte-1-de-2/

http://www.franklincovey.com/blog/discover-purpose-building-mission-statement.html#respond

%d bloggers like this: