Apenas o começo…

Esta semana foi especial, depois de um longo período sem ativiade física definida, consegui implacar com a corrida (claro que o começo é mais caminhada). Foram 6 dias na semana com atividade física juntamento com (a) acordar cedo “6:00hs da manhã” (b) pequenas refeições entre as principais e (c) mais de 2 litros de água por dia.

Os efeitos no corpo já nesta primeira semana são nítidos, a energia é mais intensa e duradoura, o corpo fica mais disposto para encarar as diversas atividades do dia, a senasação de “bateria nova”ajuda na memória e na capacidade de pensar, fica mais fácil de resolver problemas e tomar decisões durante o dia. Até o sono melhorou….

Não vejo a hora de começar a nova semana para continuar o programa de treinamento, minha idéia é participar de uma prova de 5 Km nos próximos 3 meses, dá pra encarar e a idéia é evoluir sem limite para correr….

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Dicas para fazer melhor, mais rápido e mais fácil

Este Post muito interessante sobre produtividade do blog Lifehack.org, traz um resumo das principais técnicas e dicas para fazer melhor, mais rápido com mais facilidade. Vale a pena.

We all want to get stuff done, whether it’s the work we have to do so we can get on with what we want to do, or indeed, the projects we feel are our purpose in life. To that end, here’s a collection of 50 hacks, tips, tricks, and mnemonic devices I’ve collected that can help you work better.

  1. Most Important Tasks (MITs): At the start of each day (or the night before) highlight the three or four most important things you have to do in the coming day.  Do them first.  If you get nothing else accomplished aside from your MITs, you’ve still had a pretty productive day.
  2. Big Rocks: The big projects you’re working on at any given moment. Set aside time every day or week to move your big rocks forward.
  3. Inbox Zero: Decide what to do with every email you get, the moment you read it.  If there’s something you need to do, either do it or add it to your todo list and delete or file the email.  If it’s something you need for reference, file it.  Empty your email inbox every day.
  4. Wake up earlier: Add a productive hour to your day by getting up an hour earlier — before everyone else starts imposing on your time.
  5. One In, One Out: Avoid clutter by adopting a replacement-only standard.  Every time you but something new, you throw out or donate something old.  For example, you buy a new shirt, you get rid of an old one. (Variation: One in, Two Out — useful when you begin to feel overwhelmed by your possessions.)
  6. Brainstorming: The act of generating dozens of ideas without editing or censoring yourself.  Lots of people use mindmaps for this: stick the thing you want to think about in the middle (a problem you need to solve, a theme you want to write about, etc.) and start writing whatever you think of.  Build off of each of the sub-topics, and each of their sub-topics.  Don’t worry about whether the ideas are any good or not — you don’t have to follow through on them, just get them out of your head.  After a while, you’ll start surprising yourself with some really creative concepts.
  7. Ubiquitous Capture: Always carry something to take notes with — a pen and paper, a PDA, a stack of index cards.  Capture every thought that comes into your mind, whether it’s an idea for a project you’d like to do, an appointment you need to make, something you need to pick up next time you’re at the store, whatever.  Review it regularly and transfer everything to where it belongs: a todo list, a filing system, a journal, etc.
  8. Get more sleep: Sleep is essential to health, learning, and awareness.  Research shows the body goes through a complete sleep cycle in about 90 minutes, so napping for less than that doesn’t have the same effect that real sleep does (although it does make you feel better). Get 8 hours a night, at least. Learn to see sleep as a pleasure, not a necessary evil or a luxury.
  9. 10+2*5: Work in short spurts of 10 minutes, interrupted by 2 minute breaks.  Use a timer. Do this 5 times an hour to stay on target without over-taxing your physical and mental resources. Spend those 2 minutes getting a drink, going to the bathroom, or staring out a window.
  10. SMART goals: A rubric for creating and pursuing your goals, helping to avoid setting goals that are simply unattainable. Stands for: Specific, Measurable, Attainable, Realistic and Timely. Continue reading

Pensamentos

Durante meus exercícios de hoje, fiquei pensando em algumas metas simples para aumentar minha qualidade de vida, a primeira delas é “acordar cedo”. A meta é levantar todos os dias às 6:00hs (exceto em ocasiões especiais), e para preencher essa horas matinais vou transferir o exercício físico (corrida) para este horário. A outra meta importante é “alimentar-se durante as principais refeições”, principalmente durante o expediente de trabalho, alimentos naturais e nutritivos serão fundamentais para manter minha energia carregada durante o dia. Mais uma meta simples “beber 2 litros de água durante o dia”, bem fácil. Como o ano começa de fato amanhã, pretendo entrar com pé direito no ano da produtividade. Atualizarei meus feitos aqui no espaço aberto.

Dicas para acordar cedo

Extraído do site: http://www.efetividade.net/2007/07/17/acordar-cedo-como-criar-o-habito-e-ganhar-mais-tempo-em-seu-dia-a-dia/ 

Acordar cedo por vontade própria pode ser um hábito difícil de criar, para quem está acostumado a ficar debaixo das cobertas até o horário em que tem a obrigação de sair da cama.

Mas ganhar algumas horas – ou mesmo minutos – a mais em suas manhãs pode produzir uma grande diferença na sua produtividade e qualidade de vida.

Há várias técnicas que você pode aplicar para sofrer menos para pular da cama mais cedo. Selecionamos algumas delas, referenciamos outras, e acrescentamos a tradicional pergunta para que os leitores compartilhem as suas dicas para acordar mais cedo.

Sete dicas para acordar mais cedo com efetividade

  1. Tenha um objetivo e convença a si mesmo – Se acordar cedo não é uma obrigação, você precisa ter um bom motivo todos os dias, até formar o hábito. Alguns possíveis bons motivos são: ter mais tempo para estudar, fazer exercício, trabalhar em casa, tomar um café da manhã saudável, ler o jornal, atualizar seu site, dar uma caminhada, conviver com a família ou o que quer que você precise mais tempo para fazer pela manhã. Pense nas causas tanto na hora de acordar, como na hora de ir dormir, para ajudar a formar a necessária motivação. Pense também nas conseqüências
  2. Seja produtivo com seu tempo extra: Você acordou mais cedo por alguma razão. Realize esta razão, porque se você se render à tentação de ficar assistindo reprises de seriados na televisão de pijama, a sua motivação para acordar cedo nos próximos dias irá se diluir!
  3. Pense previamente nas desculpas – e ignore-as: quando o despertador tocar, uma série de desculpas vão passar pela sua mente. “Descansar é saudável”, “Posso deixar para amanhã”, “Está tão frio”, etc. Pense nelas antes, e prepare-se para ignorá-las.
  4. Pule da cama: Nada de “Só mais 10 minutos”, que levam a só mais 15, mais 25, e lá se foi a sua manhã. Discipline-se para sair da cama imediatamente, e assim que você estiver fora dos cobertores, tudo ficará mais fácil.
  5. DURMA! Para acordar cedo consistentemente, você precisa dormir um número suficiente de horas (o número exato varia de indivíduo para indivíduo), o que em geral se consegue indo dormir mais cedo, sem ficar assistindo TV ou lendo um livro na cama, madrugada adentro. Planeje no início da noite a hora que você pretende ir dormir, mas cuidado para não transformar isso em razão de stress, senão o efeito vai se inverter. Melhore a qualidade do seu sono, procure e resolva as causas de eventuais insônias ou distúrbios no seu sono, para que não prejudiquem o seu rendimento no dia seguinte.
  6. Facilite o processo de acordar: Planeje no dia anterior o que você vai precisar, e já deixe preparado. Deixar separadas as roupas que irá vestir, os objetos que irá precisar na sua primeira tarefa da manhã, etc. enquanto ainda está bem acordado no dia anterior facilita a sua vida e pode representar um grande ganho de tempo.
  7. Tenha alguma recompensa: Se o seu objetivo em acordar cedo for uma obrigação (assistir a alguma aula, participar de uma reunião, trabalhar, etc.), ofereça a si próprio alguma recompensa: a oportunidade de tomar um café da manhã um pouco mais caprichado, um banho mais longo, ler o jornal antes de sair de casa… Use a criatividade, manter-se motivado é um bom investimento.

O artigo “Waking Up Early – 15 Tips That Work“, de Dave Cheong, tem boas dicas adicionais, além das mencionadas acima, que você pode adaptar à sua rotina.

Instinto Secreto | Filme

 Assiti este thriller ontem e recomendo, Kevin Costner está muito interessante no papel de Mr. Brooks, uma espécie de homicida viciado em assassinar pessoas. Inteligente e cheio de reviravoltas é uma boa diversão para curtir em casa.

Sinopse: Earl Brooks (Kevin Costner) é um executivo de sucesso, marido e pai exemplar, filantropo generoso. Todos o consideram um pilar em sua comunidade, mas ele esconde um grande segredo: é um serial killer. Seus crimes são conhecidos como sendo do Assassino da Impressão Digital, sendo que ninguém tem idéia de qual seja sua identidade. Apesar de estar afastado do mundo do crime há algum tempo, a compulsão de Brooks em matar volta à tona devido ao seu alter ego (William Hurt), o qual considera ser o verdadeiro assassino. Porém ao realizar mais um assassinato Brooks comete um erro, sendo notado por um fotógrafo curioso (Dane Cook), que passa a chantageá-lo. Este crime também coloca em seu encalço a detetive Tracy Atwood (Demi Moore), que está obcecada em desvendar o caso. 
 

Idéias | Transporte e trânsito

Há um tema que persiste em habitar nossas as conversas de almoço, soluções para o trânsito caótico das metrópoles e soluções de transportes para a demanda crescente. Estas inquietações despertam a criatividade para propor soluções interessantes: Concordam que existe capacidade ociosa no próprio trânsito? A maioria dos carros que circulam nas ruas transportam apenas os condutores e o porta-malas regularmente vazio, porque não aproveitar essa ociosidade? Com o auxílio da tecnologia (GPS, Internet, bancos de dados e smartphone) é possível integrar essa malha logística em potencial. Imagine a situação: Você faz parte do grupo de condutores cadastrados no sistema para receber no smartphone demandas de transporte, seu carro tem GPS e no cadastro dados como seu endereço estão registrados, de tal forma que seria possível para o sistema reconhecer onde você está e descobrir uma entrega mais próxima da sua casa (e vice-versa) você recebe uma mensagem no celular com informações sobre a corrida (qual é o produto, endereço para entrega e preço do frete que você receberá), com esta mensagem é possível aceitar ou não o trabalho. Desta forma a capacidade de transporte de cada veículo é otimizada e o frete reduzido pois pode haver um leilão reverso. Evidente que muitas questões como segurança da carga, responsabilidade do condutor, etc…devem ser analisadas, mas como um overview da idéia parece que faz sentido, o que vocês acham?

O que parece ser concenso é o problema do trânsito que só piora com o aumento dos automóveis nas ruas, este boom nas vendas de carros zero é um efeito positivo da atividade econômica aquescida, no entanto cria um problema que precisa de um plano de ação para o médio e longo prazo. Opinem!!!

Depois de um ano…

Faz tempo que não atualizo este blog, aliás ele está de casa nova www.espacoa.wordpress.com. Esta mudança foi estimulada pela qualidade visual e tecnologia do WordPress, na verdade a idéia é fazer um blog mais interessante para registrar meus posts. Pretendo escrever mais neste espaço que está mais aberto do que nunca, com mais uma fonte de inspiração (meu filho) vai ficar muito mais fácil de preencher as páginas com textos interessantes.